A indústria agrícola é um dos setores da economia que mais crescem, porém, um dos grandes desafios do setor é aumentar a capacidade produtiva, utilizando os recursos de maneira sustentável para suprir a demanda em constante expansão.
Neste cenário, o avanço tecnológico e o desenvolvimento de novas ferramentas de coleta e processamento de dados das lavouras têm sido grandes aliados dos produtores rurais.
A implementação de Inteligência Artificial (IA) nas lavouras tem revolucionado o trabalho no campo.
Como implementar Inteligência Artificial no agro?
É possível utilizar a Inteligência Artificial em diversos processos no campo, como análise da saúde do plantio, análises químicas do solo, manejo de defensivos, irrigação e até para a previsão climática do plantio à colheita.
O grande objetivo da aplicação de IA nas lavouras é aumentar a produtividade, oferecendo informações precisas para o diagnóstico e a previsibilidade de fatores que podem afetar positiva ou negativamente o plantio.
Confira algumas tendências tecnológicas que já fazem parte do dia a dia das fazendas conectadas:
Monitoramento inteligente de lavouras
Imagine só a facilidade que seria poder vistoriar toda a plantação de maneira rápida e inteligente, sendo capaz de identificar a incidência de pragas ou a falta de nutrientes no solo, podendo assim agir de forma ágil no manejo e proteção da cultura?
Com os serviços de monitoramento, feitos com drones e sensores espalhados pela plantação, isso já é possível.
Dados climáticos em tempo real
Lidar com as condições climáticas é um grande desafio de todo o produtor rural. Contar somente com a previsão meteorológica pode ser arriscado, uma vez que vivemos em um país tropical onde as estações do ano se misturam.
Porém, o uso de IA para a coleta e previsão de dados climáticos tem se mostrado eficaz e assertivo. Os dados vão além da temperatura, é possível prever a quantidade e velocidade do vento, incidência solar e chuvas, tudo com base em dados locais da propriedade. Com informações precisas é possível tomar melhores decisões.
Automação dentro do campo
A automação de sistemas digitais já é uma realidade, e agora ela passa também a transformar a realidade no campo. Uma tendência que vem crescendo é a dos veículos autônomos, que são máquinas agrícolas com sistema inteligente embarcado, que são capazes de se locomover, mudar de velocidade, evitar obstáculos e mudar rota de forma remota, sendo controladas a distância por um smartphone.
Estes veículos terrestres não tripulados também identificam ameaças a partir de padrões e fornecem dados valiosos para o manejo de pragas, sem interferência humana. E eles prometem revolucionar o trabalho no campo nos próximos anos.