Podemos entender a tecnologia verde como um conjunto de instrumentos que permitem o processo produtivo de forma sustentável. Isso significa que é possível conduzir o ciclo de vida dos produtos com mais responsabilidade, sempre em busca do mínimo impacto ambiental.
As etapas para produção começam na extração de matéria-prima, passam pela fabricação, pela distribuição, pelo uso até a fase de descarte. Assim, todo o ciclo pode contar com a aplicação de tecnologias verdes, que ajudam a tornar o processo menos impactante usando os recursos naturais de maneira sustentável e consciente.
Nos últimos anos, o crescimento da indústria tecnológica e seu protagonismo no mercado levou alguns empreendedores a enxergarem a necessidade de começar uma mudança, que resultou na tecnologia verde. Nesse ponto, criou-se um compromisso por parte das indústrias de tecnologia na busca de proteção ao meio ambiente.
O objetivo é preservar o que ainda resta e restaurar ou reverter os danos ambientais já causados ao longo da história do consumo no planeta.
Captura e armazenamento de carbono
A captura e armazenamento de carbono é o processo de captura de CO2 antes que ele entre em nossa atmosfera, transportando-o e armazenando-o no subsolo pelas próximas centenas de anos.
Existem muitas técnicas de captura, incluindo absorção, adsorção, loop químico, separação de gás por membrana e hidratação de gás. De uma forma ou de outra, essas técnicas separam as moléculas nocivas do gás produzido industrialmente.
OceanTech
A OceanTech oferece ferramentas baseadas na exploração de dados ou recursos naturais de origem marinha. O campo se posiciona como uma resposta ideal para questões relacionadas a energia, agricultura, medicina e até cosméticos.
EVTOLs
EVTOLs são aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical. Eles combinam a decolagem vertical de helicópteros com o voo horizontal de aviões. Esses veículos estão hoje em discussão graças a grandes avanços nas áreas de motores, baterias, células de combustível e controladores eletrônicos.
Eletricidade sem fio
A eletricidade sem fio, ou Wireless Power Transfer, é uma tecnologia que permite que a eletricidade seja transferida de um lugar para outro sem o uso de um fio. Isso é feito via “acoplamento” para distâncias curtas (escovas de dente, telefones, carros…) ou radiação eletromagnética, como microondas, ou feixes de laser para distâncias longas (satélites, aeronaves como EVTOLs…).
A tecnologia não é nova e já tem muitos usos comerciais. Mas, à medida que nossas necessidades evoluem, isso pode ir muito além. A transmissão de energia sem fio pode eliminar (em parte) os fios e baterias que atrapalham nossa vida cotidiana, aumentando assim a mobilidade, conveniência e segurança de nossos dispositivos.